Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Turistrela e a caminhada

Ao ler o Blog O cântaro Zangado, verifiquei que a Turistrela organizou para o próximo dia 24 de Maio uma caminhada na Serra com o objectivo de "caçar fotograficamente flores".
Fiquei contente e admirado! Contente porque é raro a Turistrela fazer este tipo de actividades, admirado porque a fotografia da flor (gentiana lutea) foi tirada por mim junto ás lagoas de Loriga. Publiquei um post sobre a descrição de tão bonita flor aqui . Sinto uma imensa alegria por estar a contribuir de forma indirecta na realização deste evento.

O programa da Turistrela

A fotografia original!

10 comentários:

Anônimo disse...

E deixas tu que esses individuos que ja usam e abusam da Serra se apropriem daquilo que é teu? Chama-se a isso roubar propriedade, mesmo que virtual. Se fosse a ti processava esses individuos por roubo, nada, mas nada justifica a publicação sem autorização.

DrMendes disse...

tas de parabens, mas como disse o anonimo, procura saber direitos de autor!!
Abr

ljma disse...

Parabéns, Pedro Amaro, é uma bela foto.

Mas perdeu imenso com aquele enquadramento circular claustrofóbico com que aparece no cartaz. Assim, como aqui está, agrada-me muito mais. Em grande parte por causa da textura do céu.

Quanto à utilização da foto sem um pedido de autorização e sem fazer quaisquer referências ao seu autor, não fica nada bem à Turistrela ou à Banda da Covilhã. (Mas confesso que, relativamente à Turistrela, não é nada que me espante...)

TPais disse...

Realmente a foto fica subaproveitada no cartaz!
De qualquer forma concordo que o Pedro deva chamar à atenção tanto da Turistrela como da Banda. Não vou ao ponto de sugerir um processo mas de facto a acção não parece inocente pois tiveram de intencionalmente fazer desaparecer a assinatura da fotografia. Por outro lado, é completamente incompreensivel pois quem conhece o modo como funciona a "comunidade" blogueira" sabe que bastaria ter pedido autorização que concerteza ela teria sido concedida.
Desta forma só nos faz cada vez mais duvidar de todas e quaisqueres aparentes boas intenções da Turistrela.
Abç
TiagoP

Pedro amaro disse...

Amigo Tpais,
Realço o facto da fotografia publicada em setembro de 2007 não ter sido assinada, por isso não sei até que ponto é i(licito) usar a fotografia sem autorização.
Cumprimentos

Anônimo disse...

O importante é divulgar, preservar e valorizar a Serra da Estrela. Vejam outras fotos e reportagem da actividade em: http://bandadacovilha.blogspot.com/

TPais disse...

Caro Pedro,
mesmo sem assinatura, a reprodução de material alheio sem a própria autorização do autor é ilegal. Embora não seja adepto de tempestades num copo de água devo lembrar que estas situações são frequentemtente alvo de indemnizações em tribunal. Acima de tudo acho que pior do que ser ilegal é ser imoral.
Quanto ao caro anónimo,
só espero que não faça parte da Banda da Covilha pois seria de extremo mau gosto vir aqui divulgar a actividade e não enviar um pedido de desculpas ao Pedro. Caro anónimo o importante é valorizar a serra sim sr., mas esta só se valoriza se todos tivermos principios e rectitude.
Cumprimentos
Tiago Pais

João Carreira disse...

Caro Amigo Pedro,

Faço minhas, com o devido respeito, as palavras de Tiago Pais. Estamos perante um inusitado abuso sobre uma propriedade de autor, mesmo que não assinada. Para além disso, merecia desde já uma providência cautelar obrigando que tal cartaz não circule.
Trata-se nas palavras dos próprios de uma 'caça fotográfica' que em nada prestigia quem queira promover a Serra da Estrela, pois viola acima de tudo princípios e regras elementares de respeito pelos outros. Felizmente a Serra da Estrela não é essa conduta e nem todos os habitantes da Serra da Estrela agem assim, apenas os que se aproveitam do que não lhes pertencem e esses serão sempre mal visto quer na Serra quer em qualquer sítio onde ainda haja gente civilizada...

Um Abraço e Muito Obrigado pela tua companhia no infeliz dia 19 de Maio.

João

Anônimo disse...

Para que conste, o Ondas3 vai contar a estória desta usurpação e fazer o respectivo link. Força aí! Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

Anônimo disse...

Turi quê??
Mas existe Turistrela? É incompreensível para pessoas com carácter, que ainda não tenha sido apresentado um pedido de desculpas, ao autor da fotografia.
Andam estes senhores a pavonear-se, armados em criativos, quando no fundo não passam de incompetentes.