Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Genciana





Nome Científico – Gentiana lutea




Nome Vulgar – Argençana-dos-pastores, Genciana





Descrição



Planta robusta que pode alcançar os 150 centímetros de altura. As raízes são grossas e carnudas e estendem-se paralelamente ao solo. O caule é erecto, elevado, não ramificado, solitário ou multicaule e oco. As folhas são opostas, as basais pecioladas, as caulinares sésseis e abraçando por completo o caule, longas, de lanceoladas a largamente ovadas e com cinco a sete nervuras arqueadas bem marcadas. As flores são grandes amarelas, mais raramente alaranjadas, dispostas em número de três a dez nas axilas das folhas superiores ou na porção terminal do caule. O fruto é uma cápsula que se abre por fendas longitudinais.




Biologia /Ecologia



Planta vivaz, de crescimento muito lento que só começa a florir entre os dez e os 20 anos de idade, mas que pode alcançar os 60 anos de longevidade. Floresce desde o final da Primavera e durante o Verão e frutifica durante o Verão. A polinização é realizada por abelhas e borboletas.
Habitat – Típica de prados pobres subalpinos a alpinos, desde os 1500 até aos 2500 metros de altitude. Em solos de natureza calcária ou siliciosa. Na serra da Estrela ocorre quase única e exclusivamente em fendas rochosas e em raríssimos prados de altitude de Festuca henriquesii.
Distribuição - Montanhas do Centro e Sul da Europa.
Curiosidades - Desde sempre, esta planta foi colhida por pastores devido à riqueza da sua raiz em substâncias medicinais. Possui propriedades febrífugas (brucelose) e abortivas. É usada no processo de vinificação de certas bebidas como o “vermute”, o que a torna muito procurada e valorizada, mas também cada vez mais ameaçada. Facilmente confundida com outra planta que ocorre no mesmo tipo de habitat, o heléboro-branco (Veratrum album), muito tóxica e que pode ser mortal devido à sua riqueza em alcalóides





Conservação



Esta espécie encontra-se representada na serra da Estrela, único local de ocorrência no nosso país, pela subespécie aurantiaca. Encontra-se muito ameaçada devido à recolha de raízes de plantas jovens que ainda não entraram no período reprodutivo, o que a torna cada vez mais uma raridade botânica da nossa flora. A protecção da genciana e do seu habitat torna-se, assim, imprescindível pois, quando os poucos espécimes reprodutivos desta planta que ainda ocorrem em penhascos quase inacessíveis morrerem, a espécie poderá extinguir-se. A colheita de raízes deverá ser interditada e severamente punida. A genciana encontra-se na lista preliminar para o Livro Vermelho das plantas vasculares de Portugal.
Fotografias tiradas em Julho de 2007 a jusante dos poços de Loriga

Nenhum comentário: