Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A lagarta dos pinheiros

A Thaumetophoea pityocampa, vulgarmente conhecida como Lagarta do Pinheiro ou processionária é uma espécie com grande impacto negativo em animais em pessoas bem como nos próprios pinheiros, de que é uma praga considerada das mais destrutivas para os ditos. Encontra-se muito vulgarmente em Portugal devido à presença dos pinheiros nas nossas manchas florestais. Esta praga, além do pinheiro bravo, ataca igualmente outros pinheiros: o silvestre, o laríceo, o manso, o insígne, e o pinheiro de alepo, assim como Cedrus Atlântica, Cedrus Deodara e Cedrus do Libano, como foi comprovado em matas nacionais.Esta lagarta encontra-se disseminada por todo o País, não sendo raro observarem-se os seus estragos em qualquer região de pinhal. Até nas grandes altitudes, o que para certas pragas e doenças constitui uma barreira, iremos encontrar a "processionária" a viver normalmente.
Devido ás condicções atmosféricas adversas(falta de chuva) é já possível ver estas lagartas nos caminhos e estradas do nosso país. Após várias metamerfoses, elas tranformam-se em borboletas.



5 comentários:

Anônimo disse...

É uma pena que as lagartinhas sejam consideradas uma praga. Os bicharocos até são engraçadinhos!...

Abraços

Anônimo disse...

Caro amigo
Até são engraçadinhos... agora... passa a mão nos lindos bichinhos e verás se são assim tão engraçadinhos!!!

ljma disse...

Ou olha para o estado dos pinheiros onde nidificam....

Ouvi dizer que os cucos gostam muito de os comer. Mas os cucos ainda não chegaram...

Anônimo disse...

Caro Pedro,

Como é que uma coisa tão pequena tem um nome tão grande.

Votos de um excelente Fim-de-Semana,


João

Tiaguss disse...

Penso que estes bichos nem predador têm.