Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

quarta-feira, 2 de maio de 2007

O sardão, um animal a preservar.


O Sardão, o maior lagarto da Península Ibérica, é um habitante carismático de grande parte dos habitats terrestres do nosso País. Mais comum em meios mediterrânicos, tem sofrido um declínio que urge deter.
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS:
O Sardão (Lacerta lepida) é o maior lagarto da Península Ibérica, podendo alcançar 80 cm de comprimento total. De aspecto robusto, possui uma cabeça proeminente, membros fortes e cauda muito comprida. O dorso é verde e amarelado, com manchas escuras. Nos flancos apresenta 3 ou 4 filas de manchas azuis (ocelos) por vezes rodeadas de preto. A cauda tem a mesma coloração do corpo excepto quando se trata de uma cauda regenerada (estes lagartos podem soltar a cauda se se sentirem ameaçados, após o que a cauda volta a crescer, regenerando-se). O ventre é esbranquiçado ou amarelado. Os machos distinguem-se das fêmeas por possuírem uma cabeça consideravelmente mais larga e por terem o início da cauda mais largo. para mais informações consulte:

Um comentário:

Anônimo disse...

A foto aqui apresentada como sendo um sardão não corresponde a tal. Trata-se antes de um lagarto-de-água (Lacerta scheiberi)vulgarmente confundido com o sardão pelo porte e coloração semelhantes. Contudo o padrão de cor é diferente e pelo que é visivel na foto, parece tratar-se de uma fêmea de Lacerta scheiberi. Naturalmente que é também um animal a preservar, até pelo facto de ser uma espécie tão pouco conhecida em Portugal.