Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

domingo, 29 de abril de 2007

O javali

Na foto estão três dos nove javalis que no ano passado se alimentavam próximo da minha quinta, no Penedo de Alvoco, em Loriga. Durante vinte minutos verifiquei como é que o javali se alimenta e contrariamente aquilo que eu pensava o javali manipula com todo o cuidado a terra e os torrões para encontrar raízes e pequenos animais. Infelizmente fui detectado e após o alerta paternal toda a ninhada zarpou para o interior inacessível da mata. Foi uma experiencia única e sensacional.




2 comentários:

ljma disse...

São, de facto, experiências fenomenais, não são?
Há dias dei um pequeno passeio, bem cedo pela manhã, numa encosta na periferia do PNSE (não vou dizer onde, para evitar tentações). Vi, de perto (não mais do que vinte metros), dois gaios, dois pares de perdizes, cinco coelhos e uma raposa! (Foi um passeio invulgarmente "lucrativo".)
Se transformarmos a serra toda num grande suburbio (e, com todos os projectos de estradas e instalações hoteleiras, é o que a Turistrela, a Região de Turismo, muitas câmaras e freguesias pretendem), estas experiências tenderão a tornar-se cada vez mais raras.
Ora, eu acho que muitos turistas pagariam por experiências assim. Mas nós insistimos em oferecer apenas a Torre, com a sua neve e o seu lixo. É deste modo que achamos que se desenvolve o turismo.
Assim vamos lá, vamos... Como se tem visto nos últimos quarenta anos.

TPais disse...

-há cerca de 3 anos, na noite anterior à subida do vale de Loriga ,optei por dormir ao relento no meio de uns pinheiros no inicio do caminho. Talvez uma hora depois de me deitar comecei a ouvir um reboliço à minha volta. De tal modo que me sentei e acendi o frontal. Era uma familia de javalis um pouco atrevida!Apesar de saberem que eu ali estava continuaram a sua actividade nocturna. Creio que estava enquadrado no local de uma forma que os javalis não sentiram ameaçadora. De facto, a certa altura eu é que estava "pouco à vontade"!
É realmente gratificante conseguirmos estar na Natureza o mais enquadrados possiveis, pois só assim a podemos observar de forma genuina.
Abraço e bom trabalho para o blog