Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Turistrela esquece Loriga


A última vez que fui ao site da Turistrela e, após clicar nas informaçoes em http://www.skiserradaestrela.com/sec/informacoes.php reparei que a estrada Portela do Arão-Lagoa Comprida deixou de existir.
Com esta atitude a Turistrela presta aos visitantes/turistas um mau serviço, porque a estrada é sem margem para dúvida uma excelente opção de acesso ao Alto da Serra. Pssso mesmo afirmar que o troço em causa é o mais seguro e mais bem sinalizado da Serra da Estrela. Mais uma vez a referida empresa esquece Loriga e toda a encosta sudoeste da Serra.
Quadro retirado do site da Turistrela

5 comentários:

Anônimo disse...

Esquecimento? Talvez... Eu não acredito. Acredito sim nos lóbis.
Ainda esta semana no Jornal Expresso, em que se faz uma breve descrição dos pontos chaves da Serra da Estrela, Loriga, a estrada e tudo mais, não aparece...
São os lóbis, são os lóbis...
Teremos de nos unir para vencer este tipo d lóbis...
Um abraço Pedro e parabéns pelo teu magnífico Blog, que regularmente visito e oportunamente comento.

seia.portugal disse...

Petição a Favor da Concretização das Novas Estradas (IC’s 6, 7 e 37) na Serra da Estrela


http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1288


http://www.itinerarioserradaestrela.blogspot.com/

Anônimo disse...

Isto tudo tem acontecido e acontece porque em Loriga são uma cambada de "bananas" e de "panconas",começando pelos elementos da autarquia! Os loriguenses residentes têm o que merecem!...

ljma disse...

Amaro, olhe que eu acho a zona de Loriga as mais belas da serra, por isso não se ofenda com o que vou dizer.
A estrada que refere talvez seja a melhor sinalizada. Talvez os habitantes de Loriga tenham um melhor acesso à Torre com a sua estrada, do que o que os das outras localidades (Covilhã e Seia, especialmente) têm com os seus acessos. Mas coloque-se na pele de um visitante que queira chegar à Torre vindo de Viseu, do Porto, de Coimbra, de Lisboa, de Abrantes, de Castelo Branco, de Espanha, da Guarda. Para algum deles a estrada de Loriga é uma "excelente opção de acesso ao Alto da Serra"? Creio que não.

Mas o pior, quanto a mim, nem é isso. Parece-me pior (como já tenho dito, a propósito desta e de outras estradas para levar turistas ao alto) é pensar-se que Loriga tem muito a ganhar com o trânsito de turistas rodoviários a caminho da (ou vindos da) Torre. Pensar-se que é nisso que se devem depositar as esperanças do desenvolvimento do turismo em Loriga é, para mim, desvalorizar o que da serra mais valioso têm: a vossa encosta. E é também desvalorizar o turismo.

Mais de resto, concordo com o que diz. Se a Turistrela informa do estado da estrada Sabugueiro-Lagoa Comprida e da estrada Covilhã-Piornos, devia também informar da estrada Loriga-Lagoa Compira, e ainda da estrada Manteigas-Piornos.

Cumprimentos
José Amoreira

TPais disse...

Olá Pedro,
de facto, como bem diz o José Amoreira, a estrada Manteigas-Piornos tambem não aparece. Não sei qual será o motivo, mas um deles deverá prender-se com o que o José referiu, relativamente ao potencial de utilizadores da estância que utilizam a estrada de Loriga. Por outro lado, a Turistrela já nos habituou a atitudes sem grande lógica. Sinceramente, não me parece que daí venha grande mal a Loriga, até porque o site da Estradas de Portugal é muito mais frequentemente actualizado do que o da Turistrela e às tantas já as estradas abriram e a Turistrela ainda as indica como fechadas - sendo assim Loriga ainda teria vantagem em não ter informação nenhuma.
Só para concluir, devo dizer que discordo da afirmação de que a estrada de Loriga seja o acesso mais seguro ao alto da Serra. Embora seja uma avaliação sempre algo subjectiva, julgo que algumas zonas de forte inclinação desta estrada argumentam em desfavor da sua observação.
Um abraço
Tiago P