Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Os tortulhos

Após as primeira chuvas Outonais, vêm também os belos e cometiveis cogumelos que se apelidam por tortulhos. Depois de uma pequena investida em pesquisa deixo aqui umas receitas:

Na foto um tortulho ainda com o chapéu fechado


Tortulhos grelhados
Depois de lavados deixar secar um pouco cobertos com rosmaninho ou carqueja sobre uma laje de lousa bem quente em cima do fogo, colocar os tortulhos.Adicionar sal e um pouco de piri-piri, para os amantes do género.


Tortulhos com ovos mexidos

Refoguem em azeite o alho, cebola e um pouco de carne de porco em pedaços muito pequenos.Juntem os míscaros e tempere com sal.Deixe apurar bem.adicionem os ovos mexendo bem.


Na foto três belos tortulhos nascidos numa zona bastante humida



Arroz de tortulhos
Façam um refogado num tacho de barro com azeite e alhos esmagados.adicionem a cebola picada e deixe cozer suavemente até a cebola estar macia.Juntem um pouco de chouriço de carne cortado em cubos muito pequenos.Deixem alourar tudo.Juntem o arroz e os tortulhos e mexa para o arroz absorver a gordura.Regue com a água a ferver e adicionem um pouco de ervas aromáticas, pimenta e sal.Introduzam o tacho no forno bem quente e deixem cozer durante 15 minutos
Bom apetite!

Nenhum comentário: