Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

segunda-feira, 23 de julho de 2007

O lixo nos Poços de Loriga

Os poços de Loriga são uma das imagens de marca da Serra da Estrela e de Loriga, no entanto e como a imagem o demonstra existe pelo menos na Lagoa Serrano a acumulação de detritos que provêm de uma linha de água vinda precisamente das Pistas de Sky. Este é apenas um dos muitos resultados negativos da actividade humana no Maciço Central.
O turista que visita a serra ou desfruta da neve não vê estes pormenores, o turista deixa lixo em qualquer lado . Felizmente nem todos se norteiam por esta conduta egoísta, comodista e narcisista.
No entanto, a falta de Educação Ambiental de algumas pessoas deve ser responsabilizada! A Turistrela é a primeira responsável pela poluição do Maciço Central, por isso cabe a essa empresa limpar todo o lixo e consciencializar os visitantes. Os lucros da Turistrela não devem ser conseguidos à custa de Loriga e outras freguesias vizinhas. A Turistrela tem de assumir os seus deveres.


6 comentários:

ljma disse...

Caro Pedro Amaro, obrigado por este post.
É verdade que os turistas da neve não vêm este triste espectáculo, mas os que passeiam pela serra no Verão (e há-os, por muito que alguns digam que não, e se não há mais talvez se devesse pensar seriamente no porquê) vêm-no (e cheiram-no) bem.

Não sei se se deve atribuir apenas à Turistrela a responsabilidade pela limpeza, das linhas de água que escorrem da Torre, mas é óbvio que uma parte muito importante dessa tarefa lhe cabe. Seja como for, é lirismo falar de requalificações ou de planos de pormenor da zona da Torre, enquanto a sua realidade for esta, enquanto não se enfrentar seriamente este problema.

Cumprimentos da encosta nascente!
José Amoreira

TPais disse...

Olá Pedro,
espero sinceramente que consiga abrir bem os olhos da população de Loriga para que de uma vez por todas resolvam lutar por uma serra mais limpa e em particular os seus poços de que tanto dependem tanto para o consumo como para o lazer!
Bom trabalho

TPais disse...

Já me esquecia, este espectaculo não é pontual! Tenho fotografias da zona tiradas há exactamente um ano que atestam a forte contaminação das linhas de água e lagoas a jusante da estancia.
Se quiser posso disponibiliza-las
Abraço

Anônimo disse...

Pois é. Infelizmente e como já era de prever o comentário que escrevi no post anterior confirma-se, uma vez que as imagens valem mais que mil palavras. Por vezes o outro lado (negro) da serra revela-se seja em relação ao lixo deixado, seja em relação aos mamarrachos que infelizmente por ela abundam, já para não falar na exploração desenfreada e sem as devidas contrapartidas para as populações, que os "Senhores da Serra" (Turistrela e afins) praticam.
Já agora e em relação ao coment. do Tpais, lhe lembro que nós cá deste lado (Loriga e arredores)estamos há mt tempo de olhos abertos e não nos deixamos enganar por "filosofias baratas" ou meras "operações de cosmética" de quem tem responsabilidades na Serra da Estrela, pois os culpados pelo que de mau ali se tem feito têm nome e estão perfeitamente identificados como você sabe.

Um abraço para ambos.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Pois...sobre as responsabilidades da Turistrela!...Alguém mais viu, há uns anos, um programa na RTP2 chamado "Planeta Azul" sobre a Serra da Estrela? Entre muitas outras coisas, nele se aludia às contrapartidas devidas por esta empresa...alguém as reclama? Alguém se importa?

Mas, para mim, e longe de querer desculpabilizar a Turistrela, os principais culpados desta e de todas as lixeiras que vemos por aí é da falta de civismo dos portugueses.

Para nós o patriotismo resume-se a por bandeirinhas á janela de apoio à malta da bola; cuidar e preservar o nosso património histórico e natural, 'tá quieto que isso dá trabalho!

A maioria dos portugueses comporta-se como criancinhas mimadas, desesperadas por "brinquedos": telemóveis de última geração, carros alemães, roupas "de marca", férias no Brasil...mas depois, quando ninguém olha, deitam o lixo para o chão, revelando o pior de uma "criança mimada e mal-educada". E depois, inventamos todo o tipo de desculpas, a começar pela suposta falta de caixotes do lixo.

Pergunto eu: se for para a floresta amazónica irei encontrar esses caixotes? Claro que não! Dar-me-á tal facto, o direito de abandonar por lá todo o tipo de lixo? Claro que não!

Enfim, é o país que temos. É pena é estas imagens não virem nos folhetos da Região de Turismo e da Turistrela. E nós, que moramos a meia-encosta e pouco lucramos com este turismo do "saco de plástico", limitamo-nos a apanhar o lixo...

Até quando?

Tiaguss disse...

O lixo das lagoas já vem bem antes de se fazer a mais recente "espectacular e magnifica" pista de ski. Inclusive até na Lagoa da Francelha já se pode encontrar porcaria deixada pelos BADALHOCOS que frequentam estes bonitos locais.

Pedro Amaro, gostei do blog, continua o bom trabalho, denuncia as porcarias que se fazem mas ao mesmo tempo mostra o que Loriga tem de melhor!

Abraços
Tiago Lages
(um neto da terra)