Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Boa Década

A primeira década deste século está a terminar!
  • A agua, pura e brilhante deve servir de inspiração para atingirmos os nossos objectivos.
  • A erva, verde e viçosa deve servir de inspiração para os valores ambientais.
Bom Ano, Boa Década!!


Ribeiro da Ponte, 29 de dezembro de 2009

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Por cima

Torre, Serra da Estrela




terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Posto de Turismo

Estamos na época alta do turismo na Serra da Estrela, depois de esgotadas as camas nos hotéis do costume, os turistas vão procurar outras alternativas.

Nesta época festiva vai ser fácil encontrar turistas em Loriga, por isso, o posto de turismo recentemente inaugurado, vai ter um papel fulcral para dar a conhecer as belezas que temos.




O posto de turismo está aberto de terça a Domingo



Aqui, para além de folhetos informativos, podem ser adquiridos produtos regionais da Serra

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

43200

É o numero de minutos que esta situaçao já tem.
No final de Agosto foi  colocado um contentor dos novos nos Viveiros, no entanto os técnicos esqueceram-se de um pormenor,o vento.




quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Prenda de Natal

Querido Menino Jesus, sim Menino Jesus, porque ainda não me habituei a essas modernices Americanas e capitalistas do Pai-Natal, venho mais uma vez pedir a minha prenda.
Como não gosto de abusar, só peço uma coisa que cai do céu,  que é branca, fofinha e quando vista ao microscópio parece uma estrela. Pois é Menino Jesus, quero que me ofereças neve neste Natal, porque só assim poderei pagar os 400 contos que todos os anos ofereço à Junta de Freguesia por usar alguns hectares de terreno no alto da Serra.
Menino Jesus, eu sei que já ocupo aquele espaço desde 1971 e irei continuar infinitamente, também sei que todos os anos peço a mesma coisa, mas sem mim, a Serra não era nada. Se me deres aquilo que eu quero os turistas vêm até cá gastar o dinheiro e todos ficamos contentes.

Obrigado Menino Jesus

P.S- Se puderes manda-me já a prenda!


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Covão


Vale de Loriga-Serra da Estrela

sábado, 5 de dezembro de 2009

Os Últimos Moinhos

Documentário realizado por Luís Silva, distinguido com uma Menção Honrosa no Cine'Eco 2009


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Miscaros

Míscaros (brancos, amarelos e tortulhos) acabados de descascar e limpar, com origem na Eira do Mendes


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Loriguenses com História


Todos os Loriguenses tem uma história, mas existem/existiram alguns que pela dedicação e luta pela terra se destacam/destacaram.

Dr.Joaquim Augusto Amorim da Fonseca * 1862 - 1927


Natural de Varziela concelho de Felgueiras (Minho) onde nasceu no ano 1862, era filho de Francisco da Fonseca e de D. Emília da Fonseca. Foi médico municipal em Loriga mais de 30 anos (1893 a 1927) onde viria a falecer com 65 anos, vítima do dever profissional quando nesta localidade se lutava contra a grave epidemia do "Tifo Exantematico"
Homem de profundos sentimentos religiosos, era sempre com um sorriso nos lábios que falava aos pobres, ricos e até às criancinhas. Era verdadeiramente dedicado aos seus doentes, ao ponto de, muitas vezes, o verem chorar quando se via impotente para debelar a doença ou minorar o sofrimento dos seus pacientes.
Quando concluiu a formatura médica, casou com D.Urbana Madeira natural da freguesia de Poiares concelho de Arganil, onde fixou residência até à sua colocação como médico municipal na freguesia de Loriga, e onde viria a construir a sua casa de habitação em terreno cedido gratuitamente pelo industrial Abilio L.Brito Freire.
Além de Loriga prestava assistência médica às localidades vizinhas, onde se deslocava a pé ou de "mula" quer chovesse ou desse Sol, nevasse ou estivesse vento, nada cobrando a quem quer que fosse. Vivia feliz e alegre e nada lhe faltava, porque lhe ofereciam muitas recompensas materiais, pois era acima de tudo muito adorado pelo povo.
Quando faleceu, em 21 de Maio de 1927, depois das respectivas exéquias, o seu corpo ficou depositado no jazigo do Sr.Augusto Luis Mendes. Mais tarde, em 19 de Setembro desse mesmo ano, foi transladado para a sua terra natal e sepultado no cemitério de Pedreira-Felgueiras, por decisão da família, num dia que ficou assinalado com a despedida emocionante do povo de Loriga, todo a chorar e dando adeus a tão grande e bom benemérito desta Vila.
Anos mais tarde como prova de gratidão, a Junta de Freguesia mandou erguer uma estátua num dos largos da povoação, que passou também a chamar-se de seu nome. Em 1977 e quando da passagem do Cinquentenário da sua morte, ali lhe foi prestada uma homenagem alusiva a essa data, assim como, a todas as vítimas dessa epidemia de 1927.
* Padre António Mendes Cabral Lages (Memórias)

Texto retirado de http://www.loriga.de/

Inquisiçao e moderação

Todos os comentários feitos no Blog só serão publicados se passarem na censura.


1- O blog existe à vários anos e todas as mensagens eram publicadas automaticamente .
2- Coincidência ou não, após as eleições autárquicas têm surgido alguns comentários insultuosos, feitos por anónimos ou com pseudonomes.
3- Esses comentários visam denegrir pessoas que nada têm a ver com o tema em discussão.
4- Aconselho os anónimos a fazerem o seu próprio blog para aí exaltarem toda a sua raiva.
5- Peço desculpa pelo incómodo causado.


O crivo da censura!!!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Braço

Os braços  feitos pela minha mãe, são constituidos por 50 cebôlas interlaçados com folhas de piteira.