Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Telhas e lascas

A lasca foi e é o amparo das agruras naturais de algumas habitações e de muitas palheiras na nossa região, muita dela foi extraída e carregada das zonas xistosas a jusante de Loriga principalmente da Mestra Brava. Depois, depois veio a industrialização e a lasca transformou-se em telha, o escuro xisto transformou-se na telha laranja.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Anos mágicos

Hoje começo com uma sequência:

Qual o número que vem a seguir?

1976 - 1979 - 1982 - 1985 - 1989 - 1993 - 1997 - 2001 - 2005
Resposta: 2009, porque em todos estes anos houve eleições autárquicas.
Esta dezena sequencial é óptima para as populações, porque o poder local mostra ou tenta mostrar serviço e para isso faz com a maioria das obras ocorram ou terminem nestes mágicos números.
Eis alguns exemplos:
Finalmente o hospital de Seia vai ser concluído, a variante de Seia está a ser executada à velocidade luz, a estrada da Catraia de S. Romão tem agora alguns desenvolvimentos, o Posto de Turismo de Loriga vai ser concluído este ano, o Largo do Reboleiro está a ser beneficiado.
Não é com uma dúzia de meses que se desenvolve uma localidade.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O quintal

O quintal do Loriguense é caracterizado pela cultura intensiva e pela policultura.Na foto podemos observar essas características, produzem-se batatas, feijão, feijocas, alface, tomateiros, cebolo, couve Portuguesa, alhos, ervilhas, milho e ainda como complemento temos as macieiras e ao fundo o galinheiro com as respectivas aves. Noutros tempos Loriga tinha características urbanas devido à sua elevada industrialização, no entanto e para enganar o parco salário que se recebia (quase) todas as famílias tinham o seu quintal recheado destes produtos biológicos.

Actualmente a industria é rara e os quintais também o são!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Filme “Amália”

AVISO

A Junta de Freguesia de Loriga, informa que no âmbito da ExpoSocial/2009, a Câmara Municipal de Seia, irá exibir nos dias 24,25 e 26 de Junho, pelas 10h, o filme “Amália” no Cine Teatro de Seia, assim todos os reformados e idosos que estejam interessados em assistir ao filme deverão proceder à sua inscrição na Sede da Junta de Freguesia, até ao dia próximo 19 de Junho.

Loriga, 16 de Junho de 2009.

A Junta de Freguesia

Recolha de Lixo Doméstico



AVISO

A Junta de Freguesia de Loriga, informa que por motivos da remodelação da rede de águas e esgotos no Largo do Reboleiro e Rua D. Afonso Henriques, a recolha de lixo doméstico será efectuada na Rua do Regato, junto aos ecopontos, sempre que haja impedimento da recolha no local habitual (Largo do Reboleiro).

Sede da Junta de Freguesia de Loriga, 12 de Junho de 2009.

A Junta de Freguesia

Loriga-Transito e estacionamento condicionados

A Junta de Freguesia de Loriga, informa que por motivos da remodelação da rede de águas e esgotos no Largo do Reboleiro e Rua D. Afonso Henriques, o estacionamento e a circulação de veículos será condicionada a partir do dia 15 de Junho de 2009.
Pedimos a compreensão e a colaboração de todos.

Sede da Junta de Freguesia de Loriga,12 de Junho de 2009.

A Junta de Freguesia

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Quadratura do círculo

Na imagem, a palheira "mais velha" mostra ás outras três como não devem ficar. A mais velha ardeu em dia de feira por volta dos anos 70 e nunca mais se ergueu. As outras olham para ela sempre a pensar no dia em que irão cair.


sábado, 13 de junho de 2009

Helicóptero despenha-se entre Loriga e a Lagoa Comprida

Um helicóptero da Helisul despenhou-se hoje pelas 17H50M próximo da EN 338 que liga Loriga à Lagoa Comprida, na freguesia de Lapa dos Dinheiros. O acidente provocou dois feridos graves que foram transportados para Coimbra e dois feridos ligeiros. Ainda não se sabe qual a origem do acidente. Os Bombeiros de Loriga, devido à proximidade com o local do sinistro foram os primeiros a socorrer as vítimas.
Realço ainda a facto da Protecção Cívil e toda a imprensa nacional dizer erradamente que o acidente ocorreu em Alvoco da Serra.
Fica aqui o registo de algumas fotos tiradas no local por Carlos Amaro.






sexta-feira, 12 de junho de 2009

SEMINÁRIO “ÁRVORES MONUMENTAIS – IMPORTÂNCIA E CONSERVAÇÃO-SABUGAL

As árvores monumentais, históricas e singulares, são parte importante do nosso património natural. São autênticos testemunhos da nossa história. Estudá-las, classificá-las, protegê-las e dar a conhecer a sua importância ao cidadão comum é fundamental. Em terra de castanheiros seculares, a Câmara Municipal de Sabugal e a Associação Árvores de Portugal associam-se para organizar o presente seminário.
INSCREVA-SE! Para o fazer CLIQUE AQUI.





PROGRAMA


QUINTA-FEIRA, 25 DE JUNHO


13h30 - Recepção dos participantes no evento.


14h00 - Sessão de abertura - Saudação de boas vindas aos participantes pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal do Sabugal.


14h15 - "As Árvores e a Vida" pelo Professor Jorge Paiva "Castanheiros Notáveis do Concelho do Sabugal" por Laura Alves (Câmara Municipal do Sabugal) e Serafim Riem (Planeta das Árvores). "Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo" por Miguel Rodrigues (Associação Árvores de Portugal) e Pedro Teixeira Santos (Associação Árvores de Portugal) "TEMA A DEFINIR" (Eng.º Campos Andrada da Autoridade Florestal Nacional).


15h30 - "Leyendas Vivas de los Bosques Españoles" por Susana Domínguez Lerena (Proyecto Árboles Leyendas Vivas).


16h30 - Intervalo/Pausa para café.16h45 - "Monumental Trees" por Ted Green e Jill Butler (The Woodland Trust).


19h00 - Apresentação do livro "A Árvore de Natal do Senhor Ministro" por Paulo Araújo.


19h10 - Encerramento dos trabalhos do dia.


SEXTA-FEIRA, 26 DE JUNHO


09h00 - Saída de campo para visita, durante o período matinal, a castanheiros notáveis do concelho do Sabugal. No decurso da visita, será realizada uma oficina prática sobre metodologias de medição de árvores.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Marcha da Solideriedade

É já no próximo Domingo que Seia vai acolher a MARCHA DA SOLIDARIEDADE. O objectivo é angariar fundos para a compra de material de ajudas técnicas, camas articuladas, cadeiras de rodas, cadeiras de banhos, colchões anti-escaras e o mais diverso material que contribua para ajudar pessoas a serem mais independentes no seu dia-a-dia apesar das dificuldades de mobilidade. A Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais, Instituição Particular de Solidariedade Social é a unica IPSS no Distrito da Guarda que tem um Banco de Ajudas Técnicas e que tem servido o Concelho de Seia ao nível deste material, nomeadamente, cedendo a titulo gratuito a pessoas carenciadas que deles necessitam. Actualmente todo o equipamento está ao uso e as listas de espera são enormes daí que, em parceria com a Galeria Paz de Espírito se tenha pensado em organizar esta Marcha da Solidariedade. Aumentar o Banco de Ajudas para chegar a mais cidadãos portadores de deficiência física temporária ou definitiva. A SUA AJUDA E A SUA PARTICIPAÇÃO no próximo dia 14 de Junho é fundamental para ajudar esta causa. As inscrições devem ser feitas na Galeria Paz de Espírito e na Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais. O VALOR DA INSCRIÇÃO É NO MINIMO 1 EURO e ser-lhe-á entregue uma pulseira simbólica desta marcha.
A inscrição pode ser feita no dia em espaço próprio no Largo da Câmara Municipal…

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Regada

A regada com os seus combaros(sucalcos) enfeitada com azevinho(Ilex aquifolium).

Uma flor, um insecto!

Em cada Botão Azul(jasione montana) existe um insecto!

Boa semana!

domingo, 7 de junho de 2009

Eleições Europeias 2009-Loriga

Votantes: 495
PS:219
PSD:96
PCP-PEV:57
BE:43
CDS-PP:21
OUTROS:22
Votos em Branco:29
Votos Nulos:8
Abstenção:61,24%


Valores percentuais

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sachar o milho

Depois de arralado, o milho é sachado para retirar as ervas daninhas que posteriormente iriam afectar o seu crescimento.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Primavera Comprida

Fotografias captadas no passado Domingo na Lagoa Comprida.
Não conheço o nome vulgar desta flor aquática mas, após consulta ao Guia geobotânico da Serra de Estrela de Jan Jansen cheguei à conclusão que o nome cientifico é: ranunculos ololeucos (corrijam-me se estiver errado)



Cervunais e turfeiras