Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Passeio pedestre ao Serapital

Rua Cónego Nogueira

Rua Cónego Nogueira entre a Praça e a Rua das Flores

O centeio

O centeio (Secale cereale) é uma gramínea cultivada em grande escala para colheita de grãos e forragem. Tem parentesco com o trigo e a cevada. O grão de centeio é utilizado para fazer farinha ração, cerveja, alguns tipos de whisky e grande parte das vodkas. O centeio é plantado, sozinho ou misturado, para forragem do gado ou para ser colhido como feno. É muito tolerante com a acidez do terreno e mais ambientado a condições de seca e frio do que o trigo, embora não seja tão tolerante com o frio quanto a cevada.

Em Loriga era cultivado em abundância, agora cultiva-se residualmente. Tambem a pão de centeio de Loriga perdeu a qualidade que tinha no século passado.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Momento Outonal

Para comemorar a entrada do Outono deixo aqui alguns momentos desta excelente estação!










quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O nevoeiro

O nevoeiro ou névoa é uma nuvem stratus(baixa) cuja base está no solo ou perto dele e reduz a visibilidade a até 1 Km (com visiblilidade inferior a 1 km, ocorre uma neblina). Pode ter origem no calor radiado durante a noite, em ar húmido que se move na horizontal e é arrefecido por baixo ou aparecer entre o ar quente e o ar frio numa frente.


Ontem ás 8 horas a imagem era assim:

Loriga no momento em que era envolvida pelo nevoeiro





Os vales de Alvôco e Loriga repletos de nuvens, ao fundo a imponência da Serra do Açôr





No alto o sol brilha, em baixo a sensação é de inverno!!

sábado, 13 de setembro de 2008

O medronheiro

Na minha ultima volta ciclística decidi ir até à Mestra Brava onde pude constatar que a flora está a recuperar do grande incêndio de 2005. Ficam as fotos dos medronheiros e respectivos frutos...









segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Restauro

Na ultima semana de Agosto arranjei coragem e restaurei o degradado telhado do anexo da minha(nossa) palheira!
1- Retirei todas as telhas e madeira degradada


2- Substituí a pequena trave, os caibros e as tábuas



3- Eis o resultado final, só espero que não chova lá dentro!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Regresso!

Boa Tarde, cá estou eu de novo para mais uma temporada Bloguista.


As novidades não foram muitas: agosto foi animado, mas o tempo não ajudou muito, no entanto fomos compensados até agora com áreas ardidas bastante reduzidas. As aves de rapina, a perdiz, a pôpa, o Javali, o esquilo e muitos outros animais continuam a povoar a nossa região.
Desta vez e depois de muito ponderar decidi fazer a minha apresentação visual, agradeço ao meu mano João pela sua concretização!

Deixo tambem um retrato do dia um de Setembro às vinte horas no Forno da Moura por cima do Mirante de Loriga...