Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Migadura

Na foto: Uma migadura corresponde a uma mão cheia de caldo, é uma medida de capacidade que ainda é utilizada em Loriga.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Um Site a visitar



O site www.olhares.com mostra um variado portefólio fotográfico de fotógrafos amadores e profissionais. Aqui podemos observar um vasto leque de galerias tais como: macro, arte digital, paisagem natural e urbana e fotos abstractas entre outras. O sitio é de fácil navegação e é Português, sendo possível ver algumas fotos de Loriga tiradas por Loriguenses ou por turistas que passaram na nossa terra.


Na foto: Uma das fotos que podemos encontrar: http://olhares.aeiou.pt/utilizadores/detalhes.php?id=8560

domingo, 25 de maio de 2008

70ª Volta a Portugal em bicicleta-Rectificação

Rectificação
Por lapso e por falta de informação, comentei num post anterior que os ciclistas iriam passar por Loriga. Após ir ao site oficial da prova http://www.volta-portugal.com/ verifiquei que o trajecto correcto é o seguinte: Idanha-a-Nova; Unhais da Serra, Pedras lavradas(prémio de mostanha), Vide, Portela do Arão(prémio de montanha), Valezim, Seia e Torre.
Pelo lapso as minhas desculpas

sábado, 24 de maio de 2008

Rua da Oliveira nº5

Rua da Oliveira nº5! Esta é uma das muitas casas que se encontram devolutas em Loriga. Curioso, porque o preços das casas da nossa terra estão inflacionadas. Para os donos é preferível ver caírem as casas do que vendê-las a um preço justo. Existe muita gente interessada na aquisição de casa, mas ao preço que elas estão os interessados fogem para outros destinos!

Sacas-preservativo!

Gosto muito da passarada, detesto gaiolas e outros dispositivos que fazem das aves criminosas. Gosto de ouvir o melro, o rouxinol e o pintassilgo, no entanto eles e como todos os outros seres vivos precisam de comer e também alimentar os novatos. Não olham a meios para conquistar um naco e comida. O Homem, espertinho, usa e por vezes abusa para não ser roubado. A fotografia retrata um exemplo saudável de proteger as sementes da couve galega: as sacas-preservativo!!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Volta a Loriga

No dia 16 de Agosto realizar-se-á a 3ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta entre Idanha-a -Nova e o Alto da Torre numa extensão de 171,5 Km. Os ciclistas irão percorrer cerca de 8 Km na freguesia de Loriga, até ao alto da Portela do Arão onde estará instalada uma contagem de montanha de 1ª categoria.

Na foto: Os cerca de 8 Km que os ciclistas irão percorrer em Loriga

segunda-feira, 19 de maio de 2008

A batateira queimou

Esta é uma plantação de batateiras arruínada. Qual será a causa de tal desgraça?

Queimadas pelo frio? Talvez não!

Mal murcho? Acho que não!

Eu tenho a minha teoria, gostava muito mas não posso dizer aqui no blog!!

Boa semana!

terça-feira, 13 de maio de 2008

A cabra

Não é a da universidade de Coimbra, esta é mesmo de Loriga!

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Forte é o Poço

Poço Forte, a piscina dos Loriguenses até ao príncipio dos anos 80 do século passado

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Bom fim de semana!

Diz a sabedoria popular que Maio é o mês das trovoadas, diz e diz bem, a semana que agora acaba tem sido instável. Após uma valente trovoada a estrada Cruzamento para Loriga- Torre- Piornos encontra-se interrompida devido á queda de granizo e neve. O instituto de metereologia prevê a continuação dos aguaceiros que podem ser acompanhados por granizo e trovoadas.

Bom fim de semana.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Agradecimento

João Martinho Pereira

Nascido em 05/10/1943
Faleceu em 04/05/2008

Esposa, Filhos e restante Família, na impossibilidade de o poder fazer pessoalmente vêm pelo presente meio expressar o seu agradecimento a todos os que se dignaram a assistir à missa de corpo presente, o acompanharam até Á sua última morada, ou de qualquer outro modo se associaram a este momento de grande consternação e dor. O Sr. João Serra permanecerá sempre vivo na lembrança de todos aqueles que de algum modo conviveram e fizeram parte da sua vida.
Agradecemos também a todas as entidades, colectividades e organismos que de uma forma ou de outra prestaram a sua última homenagem, em especial a SOCIEDADE RECREATIVA E MUSICAL LORIGUENSE pela cerimónia fúnebre.

Homenagem




Viemos acompanhar um amigo á sua última morada.

O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO.
O Senhor João caminhou connosco durante 40 anos, com sol, chuva, vento…
Conviveu com 10 Maestros, aperfeiçoando sempre os seus conhecimentos musicais.
Nada o impedia de levar o seu saxofone barítono a todos os lugares, alegrando o coração de todos os que gostavam de ouvir a Banda Filarmónica.
Até que o seu coração o traiu, morrendo no passado domingo no final de mais uma jornada musical.
A cultura de Loriga ficou mais pobre.
Que a sua vida seja um exemplo para os mais novos na competência e dedicação com que sempre se entregou á causa da música.

Paz á sua alma
Até sempre João Serra
Descansa em paz

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Primavera em pleno

O amarelo, o branco e o lilás rodeiam Loriga, a maia, a giesta, o tojo e a carqueija vestiram os montes e vales que rodeiam a nossa terra

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Homenagem ao Sr João

Foi com enorme tristeza e admiração que soube da morte do Senhor João(Serra). Presto aqui a minha homenagem ao homem que abraçou Loriga e durante dezenas de anos a Banda de Loriga. Morreu ontem, no cumprimento das suas funções ao serviço da Banda. A toda a família as minhas sinceras condolências.