Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

terça-feira, 29 de abril de 2008

Silêncio da noite


O silêncio da noite é apenas interrompido por água tansportada pelos regos que acompanham as ruas de Loriga. Na foto observamos a Travessa do Reboleiro e provalvelmente a casa mais excêntrica de Loriga. Boa Noite!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Muita neve em Loriga


Segundo a Turistrela a neve nas pistas de sky de Loriga oscila entre os 50 cm e os 100 cm de espessura. Para os amantes desta modalidade estão reunidas todas as condições par a prática desportiva.

Para quem faz sky, sku, e outras brincadeiras não deve esquecer de depositar o lixo nos respectivos recipientes. não quero ver os lagos de Loriga pejados de porcaria.

Hoje à tarde o degelo reflectia-se no enorme caudal que a ribeira de Loriga levava, por isso e com o aumento das temperaturas a neve durará pouco tempo.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Vespa

Não, não é uma motorizada, é mesmo uma vespa, insecto pertencente à ordem dos himenópteros, subordens Apocrita ou Symphyta. As vespas são extremamente importantes no controlo biológico uma vez que quase todos os insectos considerados como praga têm uma vespa como predador natural. A sua mordedura pode ser perigosa, por isso evite o contacto com elas, principalmente nas proximidades da colónia

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Chuvas e ventos

As chuvas e os ventos fortes que nos últimos dias fustigaram a região não têm feito estragos em Loriga. O relatório do Instituto de metereologia relativo ao mês de Março revela-nos que estamos em seca severa. Por isso o muita chuva que cai está a contribuir para desagravar a esta situação.

Loriga sem Doutor

Já são incontáveis as semanas que Loriga está sem um dos dois médicos, projudicando assim os utentes que têm de ir a Seia para ser consultados. De realçar que o posto médico de Loriga assiste cerca de 3000 mil pessoas. para a próxima semana lá terei que levar a minha mãe a Seia.

Este é o Portugal que temos após 23 anos de União Europeia

è tempo de cavar!

Chegou o tempo de virar terra para o cultivo dos vários produtos que ela dá. A revolução agrícola não chegou a Loriga, tudo por causa do relevo e da falta de acessos. Esta imagem é raríssima! As pessoas fugiram da agricultura porque para além de não ser rentável, são necessárias milhares de calorias. Até aos anos 70 os cavadores exibiam-se com as suas enxadas na praça de Loriga de madrugada. Os proprietários passavam por lá e escolhiam os melhores cavadores que começavam a cavar antes de nascer o sol e só terminavam depois dele posto. Por um tostões.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Verão na Primavera


O calor era de Verão, mas é plena Primavera. Os grilos cantam para a conquista nupcial, os insectos polinizam, a erva cresce e as flores dão cor aos montes e ás courelas. Passado uma semana, a neve caiu na serra... A primavera ainda é o que era!!?



quinta-feira, 10 de abril de 2008

Falta uma estação

Apesar da chuva só falta uma estação para voltarmos à praia fluvial. Agua doce, límpida e pura, uns copitos e acima de tudo boa companhia!!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Bom fim de semana!

Vamos aproveitar a fim de semana porque parece que as depressões e os sistemas frontais vêm aì!