Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Caos

À primeira vista parece um emaranhado de paus, mas cada pedaço, cada ponta e cada extensão formam a copa. Cada pedaço tem a sua função,com um objectivo; a sobrevivência, a reprodução. Tal como elas nós também temos funções e objectivos...

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Vacas roubadas em Loriga


Na noite entre o dia 21 e 22 de Fevereiro foram roubadas 6 vacas pertencentes a Armando Mendes na região da canada, em Loriga. A boa luminosidade, devida à lua cheia ajudou a que alguém levasse por caminhos difíceis os bovinos. Os prejuizos são avultados.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Grelos

Ontem, destas nábias que aqui apresento tive o prazer de comer grelos!! Que maravilha tenrinhos, saborosos e 100% biológicos .

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Espantalho



Um revolucionário e inovador espantalho está a ser testado em aves que atacam as culturas e dizimam o milho e outros cereais. Uma feliz ideia de dar um bom final à cabeça de uma boneca!!!!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A lagarta dos pinheiros

A Thaumetophoea pityocampa, vulgarmente conhecida como Lagarta do Pinheiro ou processionária é uma espécie com grande impacto negativo em animais em pessoas bem como nos próprios pinheiros, de que é uma praga considerada das mais destrutivas para os ditos. Encontra-se muito vulgarmente em Portugal devido à presença dos pinheiros nas nossas manchas florestais. Esta praga, além do pinheiro bravo, ataca igualmente outros pinheiros: o silvestre, o laríceo, o manso, o insígne, e o pinheiro de alepo, assim como Cedrus Atlântica, Cedrus Deodara e Cedrus do Libano, como foi comprovado em matas nacionais.Esta lagarta encontra-se disseminada por todo o País, não sendo raro observarem-se os seus estragos em qualquer região de pinhal. Até nas grandes altitudes, o que para certas pragas e doenças constitui uma barreira, iremos encontrar a "processionária" a viver normalmente.
Devido ás condicções atmosféricas adversas(falta de chuva) é já possível ver estas lagartas nos caminhos e estradas do nosso país. Após várias metamerfoses, elas tranformam-se em borboletas.



sábado, 9 de fevereiro de 2008

Loriga com menos fios

A EDP em parceria com a Junta de Freguesia têm vindo a requalificar as ruas da nossa vila para fazer desaparecer os inumeros fios que tão má imagem dão à nossa Vila. Por outro lado a iluninação das ruas foi melhorada dando um ar mais alegre e mais urbano a Loriga.

Obras de requalificação na Avenida Augusto Luís Mendes




Resultado: os fios deixaram de cruzar as ruas



Infelizmente e após contactos, a Portugal Telecom não aderiu ao protocolo, assim os fios desta empresa continuam a invadir sem restrições a nossa terra.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Bom fim de semana!



Na foto: Pôr do sol no Forno da Moura, em Loriga com vista para a serra do Açor

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Azinheira

As azinheiras (Quercus ilex), também conhecidas como carvalho, são árvores que chegam a medir até 10 metros, da familia das fagáceas, de folhas discolores, ligeiramente espinhosas nos espécimes adultos, flores masculinas em amentos, as femininas em panículas, e frutos ovóides, revestidos, em parte, por escamas.

Na foto: Uma Azinheira no Santuário de N.Sra da Guia

Loriga

Cada uma é unica, mostra uma outra realidade por mais insignificante que seja. Aqui fica mais uma de Loriga ,a minha terra bercário!!