Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

domingo, 29 de julho de 2007

Dia de calor

Hoje o dia esteve bastante quente, óptimo para dar uma saltada à Praia Fluvial de Loriga,para molhar a pele e a alma.
Hoje dia estava quente, no entanto foram muitos os ciclistas que participaram no grande prémio Vila de Loriga organizado pelo Grupo Desportivo Loriguense que percorreu 99 Km de estradas no nosso concelho.
Hoje o dia estava quente e foi dia da festa em honra de S.Sebastião.

Procissão em honra de S. Sebastião

Ciclista próximos da meta após 99 Km a trepar estradas serranas

Bar, parque infantil e poços para as crianças na Praia Fluvial

Salto gravítico na Praia Fluvial

segunda-feira, 23 de julho de 2007

O lixo nos Poços de Loriga

Os poços de Loriga são uma das imagens de marca da Serra da Estrela e de Loriga, no entanto e como a imagem o demonstra existe pelo menos na Lagoa Serrano a acumulação de detritos que provêm de uma linha de água vinda precisamente das Pistas de Sky. Este é apenas um dos muitos resultados negativos da actividade humana no Maciço Central.
O turista que visita a serra ou desfruta da neve não vê estes pormenores, o turista deixa lixo em qualquer lado . Felizmente nem todos se norteiam por esta conduta egoísta, comodista e narcisista.
No entanto, a falta de Educação Ambiental de algumas pessoas deve ser responsabilizada! A Turistrela é a primeira responsável pela poluição do Maciço Central, por isso cabe a essa empresa limpar todo o lixo e consciencializar os visitantes. Os lucros da Turistrela não devem ser conseguidos à custa de Loriga e outras freguesias vizinhas. A Turistrela tem de assumir os seus deveres.


domingo, 22 de julho de 2007

Poços, uma maravilha de Loriga




As lagoas Serrano e do Covão do Quelhas, denominadas normalmente por Poços de Loriga, estão situadas em depressões de origem glaciárica, formadas durante o último período glaciar.



sexta-feira, 20 de julho de 2007

Ainda dorme

São oito horas, o sol ilumina as serranias, no entanto o nevoeiro ainda dorme no vale encantado de Loriga.

Bom fim de semana!


terça-feira, 17 de julho de 2007

Trabalho rural

Quando as estradas são uma miragem, a força humana trata a Natureza por tu!

sábado, 14 de julho de 2007

Novo dia

Loriga, 9,05h, o sol ilumina o casario branco, os socalcos ainda estão verdes, fruto das chuvas frequentes e inesperadas de Junho.

Trabalhos da terra

Loriga, 9 horas, dois agricultores cortam erva que após secar se transformará em feno, alimento para os ovinos e caprinos no inverno.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Ao entardecer

Praia Fluvial de Loriga

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Fontão- Uma maravilha de Loriga

Surgida no século XVI, , a aldeia de Fontão de Loriga foi fundada por uma família de pastores e agricultores que escolheram aquele local aprazível para se fixar. Nossa Senhora da Ajuda é a Padroeira de Fontão de Loriga, orago da capela local, e as festas em sua honra realizam-se anualmente no segundo domingo de Agosto.
A aldeia de xisto do Fontão não tem tido a divulgação que outras aldeias com as mesmas características têm tido. Como resultado, por isso esa aldeia não é conhecida. Esta pequena aldeia tem apenas seis habitantes.
Visitar a aldeia de Fontão de Loriga é uma verdadeira aventura de regresso ao passado: casas típicas com paredes e telhados de xisto, ruas estreitas em degraus, tudo rodeado de quintas em socalcos num pequeno vale verdejante e soalheiro!

sábado, 7 de julho de 2007

07-07-07

Em dia especial, votos de um bom fim de semana!



quarta-feira, 4 de julho de 2007

Passeio à Lagoa Comprida

Percurso ao longo da Lagoa comprida



Ao longo deste percurso observam-se vários testemunhos da última glaciação: campos de blocos erráticos e inúmeros charcos temporários que acumulam a água da chuva e neve, servindo de suporte a uma grande diversidade de espécies animais e vegetais.A barragem da Lagoa Comprida, construída a partir de uma lagoa natural, constitui o principal reservatório de água da Serra da Estrela. Na vertente sul depara-se com a lagoa Escura, uma lagoa natural que segundo a tradição popular se encontra ligada ao mar. Nesta encosta encontram-se, ainda, vários filões de quartzo, onde nos anos 40 e 50 se fazia a extracção de minério (Volfrâmio e Estanho).No final, pode observar-se um cervunal, onde os pastores levam os rebanhos a pastar durante a Primavera e o Verão(http://www.cm-seia.pt/turismo/cise_percursos.asp)








A Lagoa Comprida



A Flora multicolor nesta época do ano



Riacho a caminho da Lagoa Escura





A Lagoa Escura





Fim do passeio


segunda-feira, 2 de julho de 2007

Poço da Broca

Situado na Ribeira de Alvôco na aldeia da Barriosa, próximo da freguesia da Vide, o poço da Broca é um dos cinco poços com o mesmo nome que existem nas ribeiras de Loriga e Alvôco. Todos eles têm a mesma origem, todos eles com uma beleza que se entranha nos olhos.