Petição "Loriga a concelho"

Esta petição serve uníca e exclusivamente para alertar todos os Loriguenses e amigos sobre o sistemático abandono que Seia tem presenteado Loriga e toda a região circundante, aos longo dos tempos, contribuindo assim para a falta de recursos humanos, sociais, culturais, desportivos e lazer. Assine e divulgue. http://www.peticao.com.pt/loriga

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Canada


Canada, em Loriga, um local onde muitos Loriguenses nasceram! Urge preservar este e outros locais que estão abandonados, uma prevervação que deve ter em conta o impacto ambiental, os usos e os costumes da população que outrora a habitava.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Os Bombeiros de Loriga precisam da sua ajuda!



"Os Bombeiros de Loriga enfrentam o seu maior desafio a construção do seu Quartel, para isso contam com a ajuda de todos. Obrigado"

A Serra da Estrela vai estar em saldos

È já na segunda quinzena de Julho que a Serra da Estrela vai estar em saldos, por agora começaram os grandes descontos na Lagoa Comprida. Um enorme placard não deixa ninguem indiferente. Não é de admirar, o último inverno foi um desastre porque a neve mal apareceu e logicamente os turistas também não! Os stocks de cães Chineses é elevado, as peles vindas não sei de onde também não tiveram grande saída, por isso é de aproveitar: em Julho venha à serra porque ela vai estar em saldos.

A nossa Serra está a ser vendida ao desbarato!

domingo, 24 de junho de 2007

Lagoa Comprida

Lagoa Comprida, hoje.

sábado, 23 de junho de 2007

Lagartixa

Uma lagartixa aproveita o calor que hoje se faz sentir para se aquecer!

Bom fim-de-semana


quinta-feira, 21 de junho de 2007

Haverá esperança?



Num belo recanto de Loriga esconde-se uma medonha sina, as paredes, os telhados e as máquinas ignoraram-na. Esperam desesperadamente a mão humana para tecer, por isso ali se mantêm cheias de esperança para que uma alma tome conta delas. Também eu, apesar do desastre económico que Loriga vive, mantenho a esperança, ainda que ténue.
Os lanifícios já foram, mas é possível inovar, inventar, variar… para dar a volta por cima!









Ainda se vê luz ao fundo das janelas

Os fios esperam pacientemente que alguem os teça

quarta-feira, 20 de junho de 2007

O primeiro dia de verão!

Quando forem 13h e 26 m a Primavera dà lugar ao Verão, é neste preciso momento que se dá o solstício. Em Astronomia solstício é o momento em que o Sol durante o seu Movimento aparente atinge o seu maior afastamento, da linha do equador.É nesta época que o calor e a baixa pluviosidade se fazem sentir!

Ribeira de Loriga a um dia do Verão!

sábado, 16 de junho de 2007

Bom fim-de-semana

Apesar do mau tempo que se prevê para este fim-de-semana, não deixe de dar o seu passeio a pé, aproveite também para actualizar a leitura.

terça-feira, 12 de junho de 2007

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Espanada-dos-montes

O gladiolus illyricus é apenas uma das 260 espécies do género gladiolus.

Foto captada no caminho rural do Fontão, proximo do retransmissor de televisão-Loriga.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Bom fim-de-semana

Na foto: Ao fundo, a aldeia do Fontão na freguesia de Loriga. A indicação não mente!

terça-feira, 5 de junho de 2007

Dia Mundial do Ambiente

Presto aqui a minha homenagem a todos aqueles que ajudam a preservar a Terra e em particular a Serra da Estrela.

Na foto: Carqueijal no planalto da Serra da Estrela





domingo, 3 de junho de 2007

Trevo

Só tem três folhas!! Da próxima vez terei mais sorte.

O Trevo é uma planta herbácea cujas folhas são dotadas de três folíolos (folhas), e que crescem espontaneamente nas terras das regiões temperadas. Raramente é encontrado um Trevo de 4 folhas e, quando isto acontece, é interpretado como sinal de boa sorte. Por incrível que possa parecer, possuir um Trevo de 4 folhas traz sorte, possibilitando-se alcançar a realização de suas aspirações e desejos.

A vagem

A giesta é uma planta arbustiva de 1 a 3 metros de altura, com ramos abundantes, estriados e flexíveis. Folhas constituídas por três folículos que aparecem na base dos ramos e caiem rapidamente. Flores solitárias nas axilas das folhas, com cálice em forma de campânula, cinco pétalas, amarelas, de grande tamanho. O fruto é uma vagem completamente coberta de pelos acinzentados e arredondada, com até 3,5 cm de comprimento

sexta-feira, 1 de junho de 2007